O principal objetivo da proposta é promover mediante a RADIO BUTIÁ uma nova vivência que aposta na sensibilidade e na expressão artística, na tolerância, na paz e na diversidade cultural através da valorização e trabalho sobre um patrimônio cultural musical de alta qualidade vinculado com o patrimônio cultural nacional e latino americano. Deseja assim, gerar atuar na formação das identidades culturais locais e globais das futuras gerações de meninas e meninos brasileiros.
Objetivos do projeto
1- Promover o uso criativo da música buscando socializar o patrimônio musical de qualidade por criadores latino americanos dirigido à infância.
2- Gerar e promover entre as crianças e as famílias um impacto cultural-educativo que busque ampliar ao nível racional e sensível, os horizontes estéticos e a informação sobre diversas e valiosas propostas musicais de artistas uruguaios e latino americanos.
3- Contribuir com uma distribuição mais democrática dos bens culturais, especialmente em espaços e momentos da experiência cotidiana onde a possibilidade de conhecer estas manifestações é generalmente nula.
4- Oferecer acesso ao acervo artístico musical promovendo a criatividade, o espírito lúdico e a reflexão a partir de canções que abordam diferentes aspectos como: história, geografia, educação ambiental, fauna e flora, valores de convivência, respeito à diversidade cultural, linguagem oral e escrita, direitos da criança, etc.
5- Promover individual e colectivamente uma nova sensibilidade e protagonismo da infância na vivência cotidiana de seus papéis sociais e seus espaços.
6- Resgatar, promover, difundir e socializar o patrimônio dos cantos tradicionais das diversas regiões do país e de criadores contemporâneos para a infância.
Antecedentes e Princípios do Mocilyc
O Movimento da Cancão Infantil Latino Americana e Caribenha (Mocilyc) surgiu dos encontros que desde 1994 se realizam em diferentes países latino americanos e caribenhos buscando elevar o nível de elaboração conceitual e da qualidade artística das propostas musicais para a infância no nosso continente. Concebido desde sob uma ótica de consolidação e desenvolvimento de nossas identidades culturais através do intercambio de experiencias, do mutuo conhecimento entre criadores e educadores, se elabora a reflexão conjunta sobre o papel de nosso trabalho, buscando respeitar a diversidade cultural e a variedade de propostas do continente.
Este movimento é então, resultante de uma convocatória gerida a nível continental de artistas, educadores e diferentes personalidades,preocupadas com a qualidade musical dos trabalhos para a infância, desde um ponto de vista educativo responsável e que não deixe de lado os direitos das crianças de construir e imaginar uma identidade cultural própria.
Nesse sentido, toda a produção e a promoção da participação da infância no fazer musical, começaram a gerar um grande leque de experiencias lúdicas e estéticas que possibilita um crescimento (seja como participantes diretos ou como espectadores) que esteja arraigado em suas tradições e seu vínculo com a contemporaneidade.
Os objetivos e propósitos gerais do Movimento da Cancão Infantil Latino Americana e Caribenha são:
· Impulsionar a comunicação e o intercambio artístico e acadêmico entre cantores, compositores, intérpretes, docentes, terapeutas, comunicadores, promotores e investigadores de distintas disciplinas cujo trabalho profissional contemple substancialmente a criação, a difusão e a pesquisa da cancão para a infância.
· Oferecer panoramas de usos da canção para a infância desde perspectivas artísticas, didáticas, terapêuticas e recreativas.
· Promover o estudo da canção para a infância desde diferentes disciplinas assim como a realização de estudos interdisciplinares.
· Estimular o trabalho criativo em torno da canção para crianças e aos seus diferentes usos.
· Consolidar o Movimento da Canção Infantil Latino Americana y Caribenha.
O ENCONTRO é um espaço para apresentar o trabalho artístico e acadêmico sobre a canção infantil da América Latina, Espanha e Portugal ante as comunidades profissionalmente envolvidas com esta forma específica da música e ante públicos das crianças do país onde se realiza cada edição.
Se realiza de forma bienal, cada vez em um país diferente da região que tenha uma presença consistente no Movimento e no Comitê Permanente.
Esta atividade se estrutura com sessões de carácter acadêmico (palestras, cursos, intercambio de experiências e oficinas) e de apresentações musicais abertas ao público, organizadas como um festival.
O eixo das apresentações artísticas e acadêmicas é a música para as crianças, os meios utilizados para se comunicar, para diferentes públicos e envelopes estuda a mesma, independentemente do gênero musical, com textos em qualquer língua ou línguas faladas pelas comunidades da América Latina, Espanha e Portugal ou onde quer que existam comunidades que falem qualquer um dos idiomas latino-americanos.